sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

HISTÓRICO DA ESCOLA




A Escola Municipal de Ensino Fundamental “Jocarly Gomes Salles” foi fundada em 1970, e funciona até hoje no mesmo espaço físico.

A instituição está situada na Rua América, n.º53, no bairro Alto Lage, às margens da Rodovia José Sette, no Município de Cariacica, estado do Espírito Santo.

No início a escola era chamada Escola de 1º Grau Gil Veloso e atendia alunos das séries iniciais (antiga pré-escola à 4ª série).

No ano de 1977, a escola precisou ser demolida devido a sérios problemas estruturais que comprometiam a segurança de alunos e funcionários, e passou a funcionar no Centro Comunitário de Alto Lage até o ano de 1983.

Em 1984, com quatro salas de aula passou a ser chamada EMEF “Lyons Club de Cariacica” e atendia a comunidade nos dois turnos, matutino e vespertino.

No primeiro semestre de 2004 a Escola passou por uma grande reforma e ampliação. Neste período de reforma que durou sete meses, a escola funcionou no subsolo da Igreja Assembléia de Deus do bairro. O retorno para a escola já totalmente reformada aconteceu em julho do mesmo ano.

Ainda no ano de 2004, através do decreto nº 082/2004 a EMEF Lyons Clube de Cariacica passou a ser denominada EMEF “Jocarly Gomes Salles”.

Hoje, a EMEF “Jocarly Gomes Salles” atende aproximadamente trezentos e sete alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
A Unidade de Ensino oferece um ensino de qualidade que busca oferecer uma educação cidadã, democrática e participativa, que promove o envolvimento e excelente entrosamento entre corpo docente e a equipe de liderança.

No plano de melhoramento da escola estão presentes a missão e visão e as metas desenvolvidas na escola com o objetivo de oferecer um ensino de qualidade aos alunos.

A visão da escola é “garantir a formação de um cidadão, crítico e participativo no seu processo de aprendizagem”.

A missão é “construir com as crianças uma aprendizagem de qualidade através de práticas pedagógicas que assegurem a emancipação social” e as metas 1 - Ler fazendo-se sujeito na apropriação do conhecimento trazido na e pela leitura; 2 – Escrever com coesão e correção, adequando o texto a diferentes situações comunicativas; 3 – Usar o raciocínio lógico matemático na resolução de problemas sistematizados no saber acadêmico bem como no cotidiano.

O plano de melhoramento é desenvolvido em cada sala de aula, onde cada turma constrói sua própria missão e através dela seguem os projetos de sala de aula.

A atual diretora Maria Ângela de Souza da Vitória foi professora desta Unidade de Ensino durante 27 anos, começou a atuar como diretora em 05 de março de 2005 e foi eleita pelo processo eleitoral democrático de 2009. O Principal objetivo do seu Plano de trabalho é Desenvolver uma administração pautada no trabalho coletivo e democrático, promovendo a integração entre todos os setores da escola objetivando alcançar um ambiente de trabalho prazeroso no qual o respeito pelo outro seja a base da formação de nossos alunos em cidadãos aptos a conviver e transformar a sociedade em que vivemos.

NOSSO LABORATÓRIO



Atualmente, a tecnologia está presente em todos os setores de trabalho. Os computadores encontram-se auxiliando e influenciando o dia-a-dia de cada um.

A educação, como base formadora, deve acompanhar e inserir essas novas tecnologias dentro do seu programa educacional, a fim de estabelecer um elo entre a informatização e o processo educacional como um todo.
O nosso laboratório de informática tem como principais objetivos:

Objetivo Geral:
Desenvolver um trabalho de integração entre os conteúdos escolares e as novas tendências tecnológicas.

Objetivos Específicos
• Explorar e utilizar softwares ilustrados possibilitando o avanço nas atividades que são desenvolvidas em sala de aula;
• Pesquisar na internet assuntos relacionados aos conteúdos estudados;
• Integrar as atividades do Laboratório com os Projetos Pedagógicos desenvolvidos na escola.

Metodologia utilizada:

São realizadas duas aulas por semana para cada turma, com carga horária de 50 minutos cada aula, totalizando 12 aulas semanais.

O Professor regente, em conjunto com o professor mediador, faz um planejamento semanal, no qual são traçadas as atividades a serem trabalhadas no laboratório.

O conteúdo é desenvolvido no Laboratório através da utilização de pesquisas na web, de softwares educativos, bem como de programas disponíveis no computador.

Avaliação:
  A avaliação é realizada durante as aulas, observando o desenvolvimento dos alunos em cada atividade proposta.




PROJETO "LIXO NO LIXO"

Jogar "lixo no lixo” era a luta da nossa escola com este projeto que demorou quatro anos para ser concretizado.




Este ano em parceria com a SEMSUT e a SEMMAM conseguimos realizar o nosso Projeto.


IV MOSTRA CULTURAL

No dia 27 de novembro aconteceu a nossa  IV MOSTRA CULTURAL com apresentação de peças teatrais ( PROJETO SEMEARTE - Professora Piedra) e exposição dos  trabalhos dos alunos.